Bailandesa
  • home
  • Vida na Holanda
    • Turismo
    • Imigraçao
    • Tradições Holandesas
    • Diferenças culturais
    • Holandês no dia-a-dia
    • Dia-a-dia
    • Dica
    • Museus
    • Mulher
    • Curiosidades
    • Comportamento
  • Colunas
  • Cultura
    • Música
    • Museus
    • Livros
    • Fotografia
    • Cinema
  • Viagens
    • Alemanha
    • Austria
    • Bélgica
    • Brasil
    • Coreia
    • Croácia
    • Dinamarca
    • Espanha
    • Estados Unidos
    • Finlândia
    • França
    • Inglaterra
    • Itália
    • Noruega
    • Portugal
    • República Tcheca
    • Suíça
    • Turquia
  • Lista da Bailandesa
  • A Bailandesa
Bailandesa
Banner
  • home
  • Vida na Holanda
    • Turismo
    • Imigraçao
    • Tradições Holandesas
    • Diferenças culturais
    • Holandês no dia-a-dia
    • Dia-a-dia
    • Dica
    • Museus
    • Mulher
    • Curiosidades
    • Comportamento
  • Colunas
  • Cultura
    • Música
    • Museus
    • Livros
    • Fotografia
    • Cinema
  • Viagens
    • Alemanha
    • Austria
    • Bélgica
    • Brasil
    • Coreia
    • Croácia
    • Dinamarca
    • Espanha
    • Estados Unidos
    • Finlândia
    • França
    • Inglaterra
    • Itália
    • Noruega
    • Portugal
    • República Tcheca
    • Suíça
    • Turquia
  • Lista da Bailandesa
  • A Bailandesa
Dia-a-dia

Feijoada à bailandesa

by Bailandesa novembro 27, 2006
0
FacebookTwitterPinterestEmail
Com a nota do spreken (fala) na 6a feira, a Konga foi pra jaula. Ou seja, eu leio, entendo e falo, mas escrevo errado que é uma beleza. De qualquer jeito estou me comunicando mais do que me trumbicando. Com um afspraak (compromisso) com os pais de Ron marcado e remarcado diversas vezes, finalmente neste domingo, o almoço aconteceu. Pra isso, é claro que passamos o sábado no tronco dando uma geral na casa e adiantando as coisas da dita e famosa “feijoada”. Aliás, fazer feijoada nesta terra é um exercício de criatividade e globalização. O feijão (preto, quase roxo) veio da Bulgária, comprado numa loja oriental ( TOKO).

Se você pensa que vai achar paio, carne-seca e todos esses carnes salgadas perto de casa, tá muito enganada. Ou vai no supermercado brasileiro em Amsterdam e vê o que tem disponível ou dá uma vasculhada nas Tokos, supermercados e lojas do Suriname. Bom, não tive muito tempo pra bater perna e o jeito foi me virar com os supermercados daqui da roça.

Já pensou que responsa? Primeiro almoço dos sogritos aqui em casa? Preferi me arriscar numa feijoada a algo com dendê. Já pensou se todo mundo vira samambaia e fica plantado no vaso? Ainda mais nessa terra em que economia de banheiro é quase lei. Deus me livre! Bom o resultado, como vocês podem ver abaixo, não é dos piores. Ainda mais se adicionarmos o arroz e um farofinha de banana, regado à caipirinha de tangerina.

Acho que o evento foi um sucesso e as carinhas indicavam que estavam gostando. Será que foi fingimento? Humm acho que não. Rolou um repeteco geral e holandês não é de fingir que gostou. Solta na lata a opinião. Vou avisando logo hein galera, a hora da cozinheira aqui tá ficando mais cara do que ingresso em mão de cambista. A agenda, nem se fala, lotadíssima. Na 5a feira, já tem um outro almoço para as colegas do curso.

beijo e bom apetite

Bailandesa

Depois de morar 12 anos no Rio, uma baiana atravessou o Oceano Atlântico não a nado, mas por amor. Assim, em 2006, nasceu a Bailandesa e o blog que há mais de 10 anos é referência de vida e dicas da Holanda.

previous post
Com a Konga
next post
Segura essa língua, bocão!

Você também pode gostar de ler

10 dias sem lava-louças na Holanda

junho 19, 2022

O dia em que fui Rainha na Holanda

maio 23, 2022

Coluna: O elefante de cada um

janeiro 19, 2022

Conheça o Beter Leven, o Selo de qualidade...

outubro 25, 2021

Bicicleta na Holanda. Minhas frustações em duas rodas

junho 15, 2011

4 comments

Sheila novembro 28, 2006 - 10:54 am

Olá Tita!!

Opa…lendo seu comentário abaixo ( o de abrir a cabeça e ajeitar o dicionário lá dentro), lembrei-me exatamente de mim mesma… eu e meus pensamentos,alguns anos atrás…

Mas depois de 13 (!!!) anos morando na Holanda, a gente consegue relaxar um bocadinho. Porém dominar o idioma é ainda um grande desafio para mim…acho que será sempre. Mas não estou querendo te desanimar, muito pelo contrário, apenas te mostrar que isso é natural, e o mais importante é que vc nunca se subestime.O holandês é de fato um idioma dificil!!!!

Vc chega lá, com serenidade e muita paciência.

Succes! E um grande abraço!

Sheila

Reply
Eliecy novembro 28, 2006 - 1:54 pm

Olá Tita…

Obrigada pelas palavras carinhosas!!!

Olha, fiz várias moquecas com dendê, que levei aqui da Bahia (rss). Foi tudo muito bem, graças a Deus não aconteceu nenhum efeito colateral (rsss).

Beijos e realmente tá com cara boa (hummm).

Reply
Tita novembro 28, 2006 - 5:32 pm

Oi Sheila,
Vc não sabe como o seu comentário me fez me achar normal. Ainda bem que isso acontece com outras pessoas! Um beijo e obriagada.

Volte sempre

Reply
Tita novembro 28, 2006 - 5:34 pm

OI Eliecy, hummm fiquei com água na boca ..
Próxima vez, vou arriscar numa moqueca ou um bobó.
beijos

Reply

Leave a Comment Cancel Reply

Save my name, email, and website in this browser for the next time I comment.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Bailandesa Facebook Bailandesa Twitter Mail Bailandesa Bailandesa RSS Feed Bailandesa Flickr Bailandesa YoutubeBailandesa Instagram

Workshop Fermentação Natural

Workshop Fermentação Natural

SOBRE A BAILANDESA

Bailandesa - Clarissa MattosDepois de morar 12 anos no Rio, uma baiana atravessou o Oceano Atlântico não a nado, mas por amor. Assim, em 2006, nasceu a Bailandesa e o blog que há mais de 10 anos é referência de vida e dicas da Holanda. Sinta-se em casa!

© 2006-2020 | Bailandesa.nl – Clarissa Mattos | Todos os direitos reservados exceto onde explicitamente anotado | All Rights Reserved except where explicitly noted

Leia tambémx

All that you can leave behind…

maio 14, 2006

Ando meio desligada…

fevereiro 21, 2007

Na rua, na chuva ….

dezembro 7, 2006